Foto: Prefeitura Municipal |
Argentina, Brasil e Paraguai, estiveram reunidos nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade de Campo Viera, Misiones Argentina, para discutir um MERCOSUL regional.
Estiveram presentes a Ministra de Governo do Trabalho de Misiones, Dra. Fabíola Bianco, do Ministério do Trabalho de Buenos Aires, Prefeitos de Misiones, Prefeitos da Região de Itapúa Paraguai , e de nossa região o Coordenador da Área Internacional da AMGSR Prefeito Jorge Gilberto klöckner, de Boa Vista do Buricá, onde reiterou em seu discurso que nós temos que fazer a nossa integração e citou como exemplo o treinamento que foi realizado em seu município com 10 mulheres do Município de Gambiretá, Paraguai, de corte costura e que hoje estão aqui demonstrando os produtos que já estão produzindo em decorrência de seu treinamento e colhendo os frutos de seu trabalho. “Estas são as demonstrações de que a região deve ter um rumo em suas ações de integração que os governos vejam estas iniciativas locais e que haja o apoio a elas.”- Enfatizou Ioio. Parabenizou os prefeitos do Paraguai, pela formação da associação de prefeitos para os trabalhos conjuntos no desenvolvimento desta região da triple Fronteira, Itapúa Centro Misiones e Grande Santa Rosa, para o Mercosul regional, a micro região do centro de Misiones, está formando um grupo de prefeitos que terá sua sede na cidade de Oberá, para ter os trabalhos coordenados, para as atividades conjuntas nesta nossa triple fronteira, já que temos algo comum, a nossa colonização, pelas mesmas etnias, somos povos amigos. Mesmo antes de se falar em Mercosul, esta região da América já estava integrada e com este ímpeto é que o trabalho da micro região terá seu rumo para avançar no crescimento sustentável para esta grande região, sabendo que falta alguma infra-estrutura como a Ponte, mas estamos no caminho para esta real integração.
As palestras que foram proferidas nestes três dias, trataram de demonstrar que as ações devem ser coordenadas em conjunto com o poder local para as suas devidas atenções que cada setor deve ter para ter êxito. Falou sobre este assunto o Reitor da UNAM, Economista, ONGs, sempre com foco no assunto em desenvolvimento local sustentável. E nas mesas de trabalho sempre se chegou a um consenso das atividades a ser realizadas no conjunto de prefeitos que é a troca de informações para um desenvolvimento conjunto e harmônico de nossos municípios desta grande região.
O prefeito Juan Carlos Rio de Campo Viera, destaca a sua busca de experiência da região da Grande Santa Rosa, na área de Piscicultura, onde seu município tem vários técnicos treinados para esta atividade, que está muito avançado, e, está na fase da implementação de um frigorifico de peixe para o abate dos mesmos para ter um melhor preço para o produto, e agora já esta buscando novas atividades e o setor têxtil é um deles. Em breve vai realizar uma visita à Boa Vista do Buricá, para este novo intercambio e possível treinamento de pessoas de seu município.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista do Buricá
Nenhum comentário:
Postar um comentário